Faz tempo que não falamos aqui de estratégias para rentabilizar blogs com anúncios do Google Adsense, pelo que neste tutorial vamos focar-nos na maximização do potencial dos seus anúncios, não apenas pela análise do mercado, mas também pela análise dos relatórios de performance dos anúncios do Adsense. O mercado de publicadores que usam Adsense é enorme nos dias de hoje, e mercados como o Brasil são excelentes oportunidades para ganhar dinheiro com blogs usando anúncios do Google. Logicamente, para ganhar dinheiro com anúncios do Google, é necessário ter em consideração aspectos como o nicho de mercado, o volume de tráfego para as palavras-chave principais, entre outros aspectos. Para se conseguir uma renda considerável com anúncios do Google, é necessário ter bastante tráfego, pelo que nichos com pouco volume, tendem a render pouco dinheiro.
Mas será que você concretamente quais os anúncios que mais rendem no Google Adsense? Ou quais os países que têm maior influência no número de impressões de anúncios do Google? Ou então qual a performance exata dos seus anúncios? Todas essas questões são fundamentais na hora de monetizar sites e blogs com Adsense, fora logicamente os testes de performance A/B, os testes de cores, posicionamentos, etc. Nem todos os anúncios funcionam do mesmo jeito, e nem todos os blogs têm a mesma performance, portanto, evite copiar o seu vizinho, e preocupe-se em encontrar a solução mais rentável para o seu blog.
QUAIS OS MELHORES FORMATOS?
De acordo com este artigo do blog do Google, foi realizado um estudo de mercado que você poderá descarregar em formato PDF aqui, que revela informações exclusivas sobre a rede de anúncios do Google, incluindo análises de performance de blocos de anúncios, melhores países para gerar impressões e rendimentos, entre outras informações. A Google disponibilizou também um mapa bastante interessane de quais os melhores formatos ao nível das impressões e rendimentos, o qual poderá ajudá-lo na seleção dos seus blocos de anúncios na hora de encher seu blog com propaganda. Vejamos:
De acordo com o estudo e análise da Google, este gráfico representa os melhores formatos de anúncios da rede de display do Google, com uma liderança clara para o bloco de 300×250, o formato mais popular de sempre. Outros formatos são considerados fundamentais numa estratégia de monetização, como por exemplo os banners de 728×90 e 160×600. Vejamos então os dados mais de perto:
- 300×250 – Representa 33% das impressões da rede e cresceu 18% no último ano
- 728×90 – Representa 32% das impressões da rede e cresceu 10% no último ano
- 160×600 – Representa 13% das impressões da rede e cresceu 21% no último ano
- 468×60 – Representa 3% das impressões da rede e caiu 16% no último ano
- 120×600 – Representa 2% das impressões da rede e caiu 15% no último ano
- 300×100 – Representa 2% das impressões da rede e subiu 70% no último ano
- 88×31 – Representa 2% das impressões e subiu 2% no último ano
- 300×600 – Representa 1% das impressões e subiu 37% no último ano
- 336×280 – Representa 1% das impressões e subiu 0% no último ano
- 320×50 Mobile – Representa 1% das impressões e subiu 119% no último ano
Se resumirmos todas estas informações, percebemos rapidamente que existem formatos que estão a morrer aos poucos, e outros formatos que estão a consolidar a sua posição, atraindo mais anunciantes e gerando mais receitas para blogueiros e webmasters. Vamos então sintetizar a informação em dois grupos simples de anúncios que você deverá usar e não deverá usar:
- Anúncios que deverá usar: 300×250, 728×90, 160×600, 300×100 e 320×50 Mobile
- Anúncios que não deverá usar: 468×60, 336×280
Tendo isto em consideração, percebe-se rapidamente que nem todos os formatos de anúncios são atrativos neste momento para blogueiros e webmasters, como por exemplo os formato de 468×60 e 336×280, que estão praticamente mortos e que a Google está tentando aos poucos remover das suas opções de uso. São formatos que tiveram pouca aceitação e/ou que geram pouco interesse por parte dos anúncios. O formato de 468×60, por exemplo, é um formato que gera muito pouco interesse junto do público e usuário final, o que significa um CTR baixo em média, e uma fraca rentabilização para quem o usa.
A juntar a isto, podemos ainda analisar este gráfico que indica o CTR por tipo de anúncio, ou seja, a probabilidade de clique Versus impressão de um determinado anúncio, consoante a sua dimensão. Conforme podemos perceber rapidamente, os formatos maiores são aqueles que geram maior interesse para o usuário, com os banners de 160×600, rectângulo médio, 336×280 e 300×600 a gerarem um elevado índice de retorno por impressão. Formatos como o 468×60 estão ficando cada vez mais obsoletos, não gerando nem interesse para o usuário final, nem rendibilidade para o blogueiro/webmaster.
PAÍSES POR IMPRESSÕES
Outro dos aspectos fundamentais ao nível da monetização com Google Adsense tem a ver com a quantidade de pessoas que consomem informações no Google e em sites/blogs que contenham anúncios do Adsense. Pese embora a rede de publishers seja enorme, com mais de 4 milhões de blogueiros e webmasters usando os anúncios do Google, a verdade é que existem países com maior potencial de tráfego e impressões do que outros. Foi precisamente essa análise que o pessoal do Inside Adsense fez, e que deu origem ao seguinte gráfico:
Os Estados Unidos destacam-se com 24,70% das impressões de anúncios, mas é importante de referir a proeminência do Brasil, que conta já com 3,2% do número de impressões mundiais de anúncios do Google Adsense, o que significa que existem muitos blogueiros e webmasters a tirar partido deste programa para rentabilizar os seus sites e blogs, sendo que indiretamente isso permite-nos perceber também que o Brasil é um mercado muito concorrencial ao nível dos anunciantes, com milhares de empresas anunciando na plataforma e concorrendo pelos posicionamentos na rede de Display da Google, gerando uma maior receita para os blogueiros que usam o Adsense em seus sites e blogs no Brasil e com tráfego orgânico do Brasil.
ANÚNCIOS QUE GERAM MAIS RECEITA
Este é provavelmente a pergunta de um milhão de dólares, que todos os blogueiros e webmasters desejam saber, mas que na verdade é muito variável consoante o número de anunciantes, a sazonalidade dos anúncios e dos nichos, entre outros aspectos. Um formato que funcione muito bem para nós, pode não funcionar para você, devido precisamente a esses fatores externos. No entanto, no PDF da Google, é possível observar o nível de concorrência por CPM de cada um dos formatos de anúncios mais populares na rede. Vejamos:
O formato 336×280 lidera o CPM, porque é um formato pouco usado por blogueiros e webmasters, o que faz disparar o valor do CPM do anúncio. No entanto, em formatos mais populares, compreendemos rapidamente que os banners de 300×250, 728×90 e 160×600, são aqueles que têm o maior crescimento e que oferecem o melhor CPM, ou seja, aqueles que têm maior número de anunciantes concorrendo pelas palavras-chave, e de que forma indireta geram a maior fatia de ganhos para os blogueiros que usam os anúncios do Google.
Se quisermos aprofundar esta questões sobre quais os blocos de anúncios que geram maior receita, poderemos fazê-lo também a partir dos relatórios do Google Adsense, de forma simples, prática e bastante intuitiva, percebendo claramente quais os formatos que estão gerando um maior interesse e ganhos nos nossos sites e blogs.
Para o fazer, vá em Relatório de Desempenho > Tamanho dos Anúncios, conforme representado na imagem em cima, para filtrar os seus ganhos apenas pela dimensão dos blocos de anúncios. Isso vai-lhe permitir saber concretamente quais os blocos de anúncios que estão a gerar mais receita, e quais os blocos que você deverá evitar de usar em seus sites e blogs, porque não geram uma receita interessante para o seu blog.
É importante também que você realize testes à performance dos seus blocos de anúncios. Ao analisar a sua conta do Google Adsense, e percebendo quais os blocos que estão rendendo mais dinheiro, você terá a capacidade de realizar testes A/B para avaliar a performance dos blocos e posicionamentos em seus sites e blogs. Coloque novos banners ativos e novos formatos, teste por períodos de 15 a 30 dias, e acompanhe o impacto deles na sua conta do Google Adsense. Isso vai permitir-lhe conseguir testar posicionamentos e performances por bloco e com isso ganhar mais dinheiro no futuro.
PERFORMANCE EM MOBILE
A performance em Mobile começa aos poucos a ser fundamental também na estratégia dos seus anúncios Google Adsense. Existem já vários formatos disponíveis na sua conta do Adsense para você integrar diretamente nas versões mobile dos seus sites e blogs, e com isso aproveitar o crescimento dos acessos Mobile para monetizar esses sites também.
Na sua conta do Google Adsense, ao criar novos blocos de anúncios, você poderá seleccionar formatos reduzidos como o formato 320×50 que é um formato usado comumente em versões Mobile de sites e blogs, que quando bem aplicado, poderá ajudá-lo a monetizar eficazmente os seus acessos Mobile.
O PDF da equipe do Google Adsense, inclui também alguns dados interessantes sobre quais os nichos de mercado que estão sendo mais procurados e acessados por meio de smartphones e tablets, referentes ao número de impressões de anúncios do Google Adsense. O Shopping ou E-Commerce representa atualmente 69% do número de impressões de anúncios do Adsense em versão Mobile, mas existen outras áreas com boas percentagens de visualização, o que significa que existe mercado para diversos nichos de mercado, e é importante tirar partido dos acessos Mobile na monetização dos seus sites e blogs com anúncios do Google Adsense.
TESTES A/B SÃO IMPRESCINDÍVEIS!
Por fim e para concluir, os Testes A/B são imprescindíveis quando o objetivo é ganhar dinheiro com o Google Adsense. Só realizando testes com diferentes formatos e posicionamentos é que é possível obter os melhores resultados possíveis, portanto, evite ao máximo copiar aquilo que os seus vizinhos estão fazendo, porque você nunca saberá se isso é o melhor para o seu blog, caso não realize testes A/B precisamente no seu blog e junto dos seus usuários.
Faça testes, analise o impacto dos anúncios nos separadores de performance do Google Adsense, e a partir dos resultados, faça as alterações que compreender serem necessárias para aumentar o seu CTR e também o CPC dos seus anúncios, gerando mais dinheiro e uma maior rendibilidade para a sua conta.
Até Já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ULX OFICIAL Anúncios para todo o Brasil. Cadastre ou atualize os dados de sua empresa. É GRÁTIS